Filmes por gênero

OS SINOS DE SANTA MARIA (1945)

The bells of St. Mary's
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Cloches de Ste Marie (França)
Las campanas de Santa María
Die glocken von St. Mary (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Leo McCarey
Roteiro: Dudley Nichols
Produção: Leo McCarey
Música Original: Robert Emmett Dolan
Fotografia: George Barnes
Edição: Harry Marker
Direção de Arte: William Flannery
Figurino: Edith Head
Efeitos Sonoros: James G. Stewart, Richard Van Hessen
Efeitos Especiais: Vernon Walker
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1949

Elenco

Bing Crosby Padre Chuck O'Malley
Ingrid Bergman Irmã Mary Benedict
Henry Travers Horace Bogardus
William Gargan Joe Gallagher, pai de Patricia
Ruth Donnelly Irmã Michael
Joan Carroll Patricia Gallagher
Martha Sleeper Sra. Gallagher, mãe de Patricia
Rhys Williams Dr. McKay
Pietro Sosso Cego
Richard Tyler Eddie Breen
Una O'Connor Sra. Breen
Aina Constant Freira
Eva Novak Freira
Gwen Crawford Freira
Jimmy Crane Luther
Bobby Dolan Jr. Bobby
Edna May Wonacott Delphine
Bobby Frasco Tommy Smith

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Gravação de Som

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Ingrid Bergman)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Ingrid Bergman)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Trilha Sonora de uma Comédia ou Drama

Oscar de Melhor Canção Original (Aren't You Glad You're You)

Oscar de Melhor Direção (Leo McCarey)

Oscar de Melhor Edição

Oscar de Melhor Ator (Bing Crosby)

Oscar de Melhor Atriz (Ingrid Bergman)

Sinopse

 Padre Chuck O'Malley é enviado ao Colégio Santa Maria, dirigido por freiras, a fim de substituir o antigo pároco e ajudar a recuperar a Instituição que se acha quase falida.  A Madre Superior, Irmã Mary Benedict, lhe informa que foram obrigadas a vender o antigo pátio, usado para recreação, a fim de executarem obras emergenciais e evitarem a interdição do edifício pela Câmara Municipal.  Na conversa, O'Malley fica sabendo que o comprador chama-se Horace Bogardus, um dos vereadores da cidade, bem como, que as freiras oram diariamente para que ele venha um dia doar, ao Santa Maria, o novo prédio por ele construído no terreno comprado.

Logo em seu primeiro contato com as crianças, O'Malley decreta dia de folga, causando um grande constrangimento em Irmã Benedict.  Os dois discutem a melhor forma de lidarem com os alunos. Embora a freira esteja mais preocupada em ver as regras rígidas do colégio serem observadas, o padre acredita que a função primordial dos educadores é formar seus alunos para enfrentarem o mundo lá fora.  Quando dois garotos brigam, um deles, Eddie, sai todo machucado por seguir a orientação da Irmã Benedict, de que não deve reagir a agressões sofridas.  Tal fato, aliado aos conceitos de O'Malley, faz com a freira compre um livro sobre como aprender a lutar boxe e passe a treinar Eddie na arte dessa luta.  Numa outra ocasião em que os dois jovens voltam a se bater, Eddie o derrota.  Sem ser visto, O'Malley assiste Irmã Benedict torcendo por seu pupilo.

Ao se encontrar com o Sr. Bogardus, O'Malley percebe que sua intenção é a de adquirir o Santa Maria, a fim de expandir seu novo empreendimento.  Na oportunidade, ele deixa propositadamente escapar que o sonho das freiras é vê-lo um dia doar o novo prédio ao colégio.

Ao sair do encontro com Bogardus, O'Malley recebe a Sra. Gallagher, que lhe pede para aceitar sua filha Patricia como aluna interna.  Ela lhe conta que fugiu de casa muito cedo para se casar, mas que logo foi deixada grávida pelo marido e que, para sobreviver, viu-se obrigada a ter uma vida pouco decente.  O'Malley acolhe a jovem adolescente, ao mesmo tempo em que procura localizar seu pai.

Com problemas cardíacos, Bogardus é aconselhado por seu médico, Dr. McKay, a ter uma vida menos estressante.  Ao ouvir o coro do colégio, o velho empreendedor passa a imaginar seu novo prédio sendo ocupado pelos estudantes.

Depois de localizar Joe Gallagher, O'Malley o leva até a casa da Sra. Gallagher, conseguindo que o casal se reconcilie.  Enquanto isso, Patricia vai à casa da mãe mostrar-lhe o vestido que deverá usar na festa de sua formatura.  Ao se aproximar da casa, vê a mãe beijar Joe, que ela não imagina tratar-se de seu próprio pai e, acreditando ser mais um de seus amantes, volta chorando para o colégio disposta a ser reprovada e poder, assim, passar mais um ano longe da mãe.

Sem dormir bem, Bogardus decide reformular sua forma de vida e começa por doar seu prédio ao Colégio, para alegria de todos.  Enquanto isso, Dr. McKay informa O'Malley que Irmã Benedict está com um começo de tuberculose e que deve ser transferida para um local com clima mais favorável e onde ela não tenha uma carga de trabalho tão grande como a atual.

No dia da festa de formatura, Patricia encontra-se com a Irmã Benedict numa janela quando vê, de longe, sua mãe chegar em companhia de Joe.  Ao tomar conhecimento que ele é seu verdadeiro pai, ela confessa à Irmã que provocou sua reprovação por acreditar que aquele homem era um amante de sua mãe.  Sabendo que a jovem era uma das melhores alunas do colégio, Irmã Benedict acredita em sua história e decide que ela tem condições de ser uma das formandas e, assim, participar de todas as solenidades.

Após tomar conhecimento de sua transferência, Irmã Benedict vai até a capela orar e, resignada, despede-se de todas as freiras.  Desrespeitando as recomendações do Dr. McKay, O'Malley revela à Irmã Benedict que a verdadeira razão de sua transferência é a de proporcionar-lhe as condições ideais para que ela se recupere o mais rapidamente possível do começo de tuberculose de que é portadora.  Tal revelação faz com que ela lhe agradeça, dizendo-lhe que ficou muito contente com seu gesto e garantindo-lhe que vai se curar rapidamente.

imagem imagem imagem

Comentários

"Os Sinos de Santa Maria" é um excelente entretenimento.  Produzido e dirigido pelo cineasta Leo McCarey, o filme gira em torno do relacionamento profissional entre a Madre Superiora e o novo pároco de um colégio católico, principalmente no que tange às diferenças de opiniões em relação à melhor forma de educar seus alunos.

O trabalho de McCarey é consistentemente bom, do início ao fim, no que é ajudado por um roteiro bem construído e por magníficas interpretações.  Ingrid Bergman está deslumbrantemente bela e, depois de "Casablanca", em 1942, quando interpretou o papel de Ilsa Lund László, talvez seja a Irmã Mary Benedict a personagem que mais a lembre.  No papel do Padre O'Malley, Bing Crosby também nos brinda com um ótimo trabalho.  Entre os atores coadjuvantes, destacam-se as atuações de Henry Travers, o anjo da guarda Clarence de "A Felicidade Não Se Compra", Joan Carroll, na época com apenas 13 anos, e Rhys Williams.

Tecnicamente, "Os Sinos de Santa Maria" tem todos os ingredientes de um ótimo filme, fato que se comprova com as 8 indicações recebidas ao Oscar, das quais a de Melhores Efeitos Sonoros foi agraciada com a estatueta.